O Projeto

" A língua detém a centelha divina do Verbo. (...) Em sua potencialidade permancem sagrados recursos de criar, tanto quanto o leme de proporções reduzidas foi instalado para conduzir."
                                                                     Do Livro Pão Nosso, Emmanuel.


“ (...) Falar! O ato da fala...O dom de se comunicar. A maravilha que significa o diálogo. Será que a gente leva tudo isso a sério? Sim, porque, na realidade, só os privilegiados seres humanos tem a possibilidade de se comunicar com palavras e fazer delas o melhor uso possível para transmitir idéias, conceitos, informações, instrução, educação, etc., etc.”

Luiz Fernando Maglioca – Comentários do Livro Como falar no Rádio: prática de locução AM e FM de Cyro César.


A Oficina de Rádio

A nova geração busca desafios. Inseridos na Era da Informação e da internet é preciso utilizar formas dinâmicas de estudar e propor a doutrina Espírita.

Por que não usar as mídias disponíveis como instrumento de educação do Ser?

A própria Doutrina Espírita carrega em seu bojo o princípio comunicativo, uma vez que só é possível conhecê-la por meio da comunicação estabelecida entre os espíritos e o Codificador:  professor Hyppolite Léon Denizart Rivail e, posteriormente, Chico Xavier e outros médiuns. Através do meio impresso os espíritos deram a conhecer a doutrina espírita e suas implicações.

Justificativa: Rádio, por quê?

Porque além de ser acessível e dinâmico é uma forma de comunicação coletiva.

Utilizamos aqui o que descreve  Marciel Consani, em seu livro “ Como usar o rádio na Sala de aula”:

“A capacidade de trabalhar em equipe, dedicação a uma causa coletiva, pesquisa de temas, desenvolvimento do pensamento complexo e holístico , bem como o desenvolvimento da expressão oral e escrita.”



Assim, o Rádio é um meio agregador. Afinal, coloca o jovem ou a criança em contato com a comunidade que a cerca e por que não? Com o mundo.

Todo o conteúdo é gerado através da Oficina e do material que os próprios confraternistas coletam.

Desenvolvimento: A oficina tem uma hora de duração e acontece durante os quatro dias de encontro. O último dia é dedicado à transmissão do programa.

Objetivos:

= Dar o conhecimento deste meio de comunicação de massa através das práticas de locução.

= Conhecimento da própria voz e, desta forma, de si mesmos. Por isso, não é preciso ter uma voz invejável! Mas aprender a amar a voz que se tem!

= Através da coleta de material proporcionar maior envolvimento do participante com o encontro. (Temas estudados e a “comunidade” Comeerjiana.)

= Estudo da Doutrina de forma lúdica.

= Gerar material para divulgação do encontro.

= Produção de um programa radiofônico.

Bibliografia técnica utilizada:




CONSANI, Marcel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.









Livros


CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio - prática de locução AM e FM. Dicas e Toques. São Paulo: IBRASA,1995.











DA SILVA, O. A. Lúcia Júlia.  Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999.













AGUIAR, C. Ronaldo. Almanaque da Rádio Nacional. RJ: Casa da Palavra, 2007





Bibliografia doutrinária

Fazemos uso das obras da Codificação e de outros livros da Seara Espírita. Não postaremos a bilbiografia porque neste departamento, há uma grande variação. Acompanhamos as propostas de estudo do Pólo baseados nos temas da COMEERJ - diferentes a cada ano.